Como drenar um circuito de radiadores de forma segura?

Drenar um circuito de radiadores pode tornar-se uma tarefa necessária em caso de entupimentos, que podem levar a um consumo excessivo de energia ou mesmo provocar fugas e avarias importantes. A manutenção das instalações garante o seu correto funcionamento, aumentando a sua vida útil e oferecendo a máxima eficiência energética.

Para além dos benefícios já mencionados, uma correta manutenção do seu circuito de radiadores serve também para garantir a sua segurança e a proteção do ambiente.

Para esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o processo, partilhamos consigo 4 métodos para drenar o seu circuito de radiadores em segurança.

4 métodos para drenar um circuito de radiadores

Drenar um circuito de radiadores

Se está a pensar como realizar a manutenção do seu circuito de radiadores, vamos dizer-lhe os 4 métodos que existem para realizar este processo em sistemas de aquecimento individuais e centrais.

Antes de mais, gostaríamos de insistir que este processo deve ser realizado por estrita necessidade e é aconselhável que seja efetuado por um especialista, pois é a única forma de o fazer de forma totalmente segura. Em caso de avaria, contacte um técnico para garantir a manutenção correta da sua instalação.

Por outro lado, o reabastecimento do sistema pode ter um efeito negativo no seu circuito, uma vez que a introdução de oxigénio aumenta o risco de avarias devido à corrosão dos elementos, por exemplo.

Por fim, tenha sempre em conta que o primeiro passo em qualquer tipo de manutenção ou reparação do seu circuito é desligar a caldeira.

Utilização da válvula de corte do circuito de radiadores

Todos os circuitos de radiadores têm uma válvula de corte, que não deve ser confundida com a válvula de corte da caldeira, que veremos na secção seguinte.

A válvula de corte geral está normalmente situada na cozinha ou na casa de banho, mais concretamente no chão, protegida por uma tampa fácil de abrir, embora possa ser necessária uma chave de fendas.

Antes de a manipular, é necessário fechar completamente as válvulas de entrada e de saída de água do seu sistema de aquecimento. Assim que estas estiverem fechadas, pode abrir a válvula de corte para deixar a água sair do circuito. A água é despejada diretamente no ralo.

Este processo só deve ser efetuado quando for estritamente necessário e é melhor ser feito por um especialista.

Drenagem de um circuito de radiadores com a válvula de segurança da caldeira

A válvula de segurança da caldeira deve ser manuseada, de preferência, por um técnico especializado, pois trata-se de um elemento delicado que, normalmente, é ativado automaticamente.

Pode verificar a sua posição no manual de utilização da sua caldeira a gás.

Em todo o caso, se não houver outra opção, é importante saber que este é um dos métodos existentes para drenar a água do seu circuito de radiadores e, assim, aliviar a pressão.

Para o fazer corretamente, é necessário deixá-lo aberto até que toda a água seja escoada.

Drenar a água do circuito com radiadores

Este método não é eficaz para uma drenagem completa, mas sim para drenar ou purgar um ou mais radiadores.

Consiste em fechar as válvulas de entrada e de saída da água, abrir o sifão e deixar sair a água.

Drenagem do circuito de radiadores através das torneiras

A sua caldeira pode não estar equipada com um desconector, como acontece com os modelos mais antigos. Neste caso, é necessário inverter o circuito para o escoar.

Feche a torneira principal da sua casa e abra as torneiras na posição de água quente. Por fim, abra a válvula de enchimento da sua caldeira para escoar a água do seu circuito.

Assim que tiver terminado, feche a torneira de enchimento e abra novamente a torneira principal.

Para verificar se o circuito está vazio, verifique se a pressão na sua caldeira está a 0 bar.

Casos especiais de drenagem dos circuitos para limpeza

Se tiver um sistema de aquecimento central ou um aquecimento de piso radiante, consulte as seguintes informações que podem ser úteis para a limpeza dos seus circuitos.

Limpeza de um circuito de aquecimento central

Se tiver um circuito de aquecimento central na sua casa, pode precisar de o esvaziar por várias razões, como uma avaria ou porque pretende instalar radiadores ou mesmo mudá-los. Neste caso, deve respeitar o protocolo previsto nos estatutos da associação de moradores.

Da mesma forma, como se trata de um serviço pago, se não estiver incluído na manutenção contratada da instalação, poderá ter de pagar os custos envolvidos.

O que pode fazer é manter os seus radiadores livres de pó no exterior e purgá-los regularmente para os limpar no interior, caso não aqueçam o suficiente a partir do topo e/ou façam sons borbulhantes ou gorgolejantes.

Limpeza de um circuito de aquecimento radiante

Para saber como limpar um circuito de aquecimento por piso radiante, consulte a secção sobre a limpeza de um circuito com radiadores, pois o procedimento é o mesmo. Os especialistas recomendam uma limpeza profunda a cada 3 ou 4 anos.

Para limpar os circuitos em profundidade, existem diferentes produtos que eliminam as acumulações de sedimentos, embora a sua utilização não seja, por vezes, fácil.

É sempre aconselhável procurar o conselho de um especialista porque os tubos de água quente e fria devem ser ligados a uma bomba que é utilizada para distribuir o produto por todo o sistema.

Problemas que exigem a drenagem do circuito

A drenagem do circuito de radiadores não é efetuado regularmente, mas em casos específicos como os seguintes:

  • Quebra de um ou mais radiadores. Neste caso, para evitar uma drenagem completa, é aconselhável fechar a torneira de enchimento e a proteção de cada radiador.
  • Obstrução no circuito que exige uma limpeza profunda que não se resolve com a purga dos radiadores. Esta situação pode ser causada por depósitos de calcário ou de areia introduzidos aquando da mudança de elementos do seu circuito, por exemplo.
  • Aumento da pressão que afeta a segurança e o desempenho do seu sistema de radiadores. Em qualquer caso, acabará por afetar o consumo da caldeira.

De qualquer das formas, a inspeção periódica do gás e um serviço de manutenção do gás ajudarão a prevenir e a detetar problemas antes que ocorram avarias ou episódios de intoxicação.

Se o seu circuito tiver algum dos problemas que mencionámos ou se tiver perdas de pressão devido a fugas de água, não poderá desfrutar de uma temperatura confortável na sua casa, além de aumentar consideravelmente o valor da sua fatura do gás. 

Publicado em