Comprar uma caldeira a gás ou elétrica implica ter em conta aspetos como o consumo ou o preço. Ajudamos-lhe com 7 conselhos.
                O contador de gás natural é uma peça fundamental em qualquer instalação de gás. Quer esteja a pensar em contratar o serviço pela primeira vez ou já tenha um contador instalado, este artigo é do seu interesse.
Fique atento a estas 9 considerações importantes sobre o seu contador de gás natural!
O contador de gás natural é o equipamento que mede o consumo de gás e permite que a empresa fornecedora leia o seu consumo para lhe cobrar pelo serviço recebido.
O valor da sua fatura de gás é estabelecido com base no preço do kWh que você acordou no seu contrato.
Se nos focarmos no uso doméstico, então temos 2 tipos de contadores de gás natural, cuja principal diferença reside na forma como medem o consumo.
O contador de membrana é o mais comum nas casas portuguesas. A leitura é feita através da pressão do gás que produz o enchimento e esvaziamento alternativo dos dois recipientes do mesmo.
Estes dispositivos não podem medir a pressão nem a temperatura, pelo que, dependendo do município em que se encontra a instalação, é feita uma média adaptada às condições da zona.
O contador inteligente permite que a sua empresa fornecedora faça uma leitura remota do seu consumo em tempo real. Além disso, permite fixar tarifas com discriminação horária.
Se considerarmos a utilização industrial do contador, então falamos de:
Vamos continuar a conhecer mais dados sobre o contador de gás natural.
    O contador de gás é instalado quando se pretende utilizar ou aceder ao fornecimento de gás natural. Pode encontrar-se nestes 3 casos típicos:
Em qualquer caso, a empresa fornecedora indicar-lhe-á os passos a seguir para restabelecer o serviço.
Com base na portaria nº 364/94 de 11 de junho, que altera determinados artigos e instruções técnicas do Regulamento Técnico Relativo ao Projecto, Construção, Exploração e Manutenção das Instalações de Gás Combustível Canalizado em Edifícios, existe a possibilidade de instalar o contador de gás natural no exterior do imóvel, geralmente dentro de uma caixa de entrada.
O contador de gás natural deve ser instalado por um técnico autorizado da rede de distribuição caso se preveja um consumo anual de gás natural de até 10 000 m³.
Segundo a ERSE são considerados custos de ligação à rede de gás natural para instalações com consumo anual previsto até 10.000 m³:
Um contador de gás adulterado pode colocá-lo a si e ao seu ambiente em perigo. Além disso, adulterar o contador é um crime punível com multa de até 3.740 €.
Se a companhia de gás descobrir, estimará o tempo em que o contador não fez a leitura correta do seu consumo e cobrará o valor do gás não faturado durante esse período.
Para saber se o seu contador de gás natural está a funcionar, observe o painel de leitura enquanto consome gás. Se vir que os números não avançam ou se verificar que estão a retroceder, o seu contador está avariado.
Se o seu contador de gás avariou, em primeiro lugar, não o manipule, contacte a empresa que o instalou.
    Comprar uma caldeira a gás ou elétrica implica ter em conta aspetos como o consumo ou o preço. Ajudamos-lhe com 7 conselhos.
    Mudar do aquecimento a gás para o elétrico permite aceder a sistemas mais eficientes, como as bombas de calor. Pode ser necessário aumentar a potência.
    O consumo excessivo de gás natural no contador pode ser causado por vários fatores. Entre eles estão possíveis fugas ou manipulações fraudulentas.