Perguntas frequentes sobre a luz

Nesta página, encontrará respostas às perguntas mais comuns dos utilizadores sobre o fornecimento de eletricidade: gestão de avarias, instalação e manutenção, procedimentos, faturas, pagamentos e muito mais.


Perguntas frequentes

Qual é o consumo de um aquecedor?

A resposta correta ao consumo de um aquecedor depende de três fatores fundamentais: a sua potência, o tempo de utilização e o preço da eletricidade no momento em que o utiliza. Combinando estes conceitos, poderá calcular e chegar ao valor total do consumo do seu esquentador.

Considere estes três fatores:

  • Na ficha técnica do seu aquecedor elétrico, poderá conhecer a sua potência.

  • Na sua fatura de eletricidade, poderá ver o preço por kWh.

  • O cálculo (aproximado ou exato) do tempo de utilização do aparelho é algo que pode controlar por si próprio.

Para efeitos práticos e informativos: a utilização de um aquecedor de 600 W durante 5 horas por dia equivale a um consumo de energia de 3 kWh, enquanto a utilização de um aquecedor de 1800 W durante o mesmo período de tempo equivale a um consumo de energia de 9 kWh.

Mais informações sobre aquecedores elétricos de baixo consumo podem ser encontradas aqui.

Ao mudar de fornecedor, é necessário modificar a potência ou o equipamento?

Quando solicita uma mudança de fornecedor, não tem de alterar a potência anteriormente contratada. Esta mudança de fornecedor não afeta necessariamente os equipamentos instalados na sua casa ou empresa.

Na verdade, a mudança de potência elétrica é mais uma resposta às alterações das exigências e necessidades de consumo, sejam elas crescentes ou decrescentes.

Se consumir mais energia do que a contratada, é frequente que, ao utilizar vários aparelhos em simultâneo, o ICP ou Interruptor de Controlo de Potência “dispare”. Por outro lado, se o seu consumo real de energia for muito inferior em termos de potência consumida, estará a incorrer num custo desnecessário na sua fatura mensal de eletricidade.

Quando é que o certificado de instalação elétrica é necessário?

Quer a sua casa seja nova ou usada, o CIE (Certificado de Instalação Elétrica) é um documento obrigatório que deve possuir.

Graças a este documento, poderá certificar que a sua instalação elétrica é segura e está em conformidade com todos os regulamentos e requisitos técnicos legais.

Existem 4 situações em que a apresentação do boletim elétrico será necessária:

  1. Se quiser registar a sua luz.

  2. Se quiser contratar mais potência.

  3. Se tiver de efetuar alterações ao seu contrato e o seu boletim tiver mais de 20 anos (ambas as condições devem ser cumpridas).

  4. Se pretender mudar de uma instalação monofásica para uma instalação trifásica.

O que acontece se houver um erro no meu contador da luz?

A primeira medida que deve tomar quando deteta um possível erro no seu contador da luz é contactar a empresa de distribuição que lhe está atribuída. Com a sua notificação, a empresa abrirá um processo no qual registará a ocorrência e o informará dos passos a seguir.

Se o problema persistir, outra opção é consultar um eletricista que detetará as causas do erro, bem como a forma de o resolver.

Não se esqueça que um erro no seu contador de luz pode resultar numa cobrança que não corresponde à sua fatura de eletricidade. Este erro pode resultar num pagamento a mais ou num pagamento a menos que será aplicado quando o problema for resolvido. Em qualquer dos casos, é do seu interesse que o seu contador esteja a funcionar corretamente para evitar situações indesejadas ou complicações.

Por que a luz em casa foi abaixo sem disparar o disjuntor?

Existem várias razões que explicam por que a luz em casa vai abaixo e o disjuntor não dispara. Conhecê-las é essencial para tomar as medidas adequadas, uma vez que é um dispositivo fundamental para detectar e desligar um circuito em caso de fuga de corrente para terra.