Diferencial com rearme: o que é, como instalar e para que serve

O diferencial com rearme também é conhecido como rearme diferencial é responsável por ligar a eletricidade da habitação de forma automática.

O que é um diferencial rearme?

O diferencial com rearme ou rearme é um dispositivo que restabelece a luz automaticamente quando o diferencial dispara por algum motivo circunstancial e tem como objetivo proteger a instalação elétrica da habitação ou do local comercial.

Assim, quando o diferencial deteta que há uma fuga de corrente, seja por avaria na instalação elétrica geral ou num aparelho, ou eletrodoméstico em particular, ele ativa o seu sistema de segurança, desligando o interruptor e cortando temporariamente o fornecimento de energia elétrica.

O diferencial com rearme, como o próprio nome antecipa, o que faz é, no caso de ocorrer uma situação como a anterior, tentar voltar a colocar o diferencial em funcionamento. Para isso, faz 3 tentativas que ocorrem em intervalos consecutivos e em momentos específicos.

A primeira tentativa ocorre 3 segundos após o corte, a segunda tentativa ocorre após 20 segundos e a última tentativa ocorre 180 segundos após a queda.

Se, após estas 3 tentativas, o diferencial com rearme não conseguir o seu objetivo, interpreta que existe um problema elétrico e deixa de tentar por motivos óbvios de segurança.

Além dos mencionados, também existem modelos de diferenciais no mercado com rearme ilimitado.

Os modelos típicos de diferenciais rearme são de 2 e 4 polos, mas também podem contar com um motor inteligente de reconexão.

Como instalar um diferencial com rearme automático?

A montagem de um diferencial rearme automático é simples se tiver alguns conhecimentos de eletricidade.

Nos restantes casos, é recomendável que atribua esta tarefa a um profissional especializado para garantir que a mesma é realizada de acordo com todos os protocolos corretos e que a segurança se mantém não só durante a instalação, mas também após a mesma.

A instalação do rearme diferencial é semelhante à do quadro da luz, não sendo necessária qualquer ligação entre o motor e o diferencial.

O rearmador automático tem geralmente um interruptor na parte frontal que marca o modo ligado (on) ou desligado (off) e que permite o bloqueio do equipamento.

Além disso, possui um botão de reinicialização do contador de tentativas que o liberta das tentativas consumidas nos casos de rearme realizados.

Para que serve um diferencial rearme?

As principais funções do diferencial rearme são duas, embora deva ser adicionada uma terceira relacionada com o segundo ponto relativo à proteção:

  1. Como detetor de fugas de corrente.
  2. Como protetor da instalação elétrica em caso de curto-circuito ou possíveis incêndios.
  3. Como sistema de proteção das pessoas contra o risco de sofrer descargas elétricas.

Por que é recomendável instalar um diferencial rearme automático?

As razões para instalar um diferencial rearme são plenamente comprovadas pelas vantagens que ele traz e que compilamos nos seguintes pontos:

  • Fácil instalação e baixo custo: embora ocupem fisicamente um pouco mais do que os diferenciais normais, a sua instalação continua a ser bastante simples ou pode ser facilmente delegada a profissionais especializados a um preço acessível, se ponderar o custo da instalação e o comparar com a tranquilidade e segurança que proporcionam.
  • Economia: dado o tipo de sinistros que um diferencial com rearme evita (incêndios, curto-circuitos, descargas elétricas) e as possíveis perdas decorrentes deles (quebra da cadeia de frio em alimentos refrigerados ou congelados, paragem do funcionamento da limpeza contínua da água de piscinas, aquários ou tanques de peixes, etc.).
  • Conforto: uma vez que evita, por exemplo, que tenha de procurar às escuras o quadro elétrico da casa quando o diferencial dispara. Em poucos segundos, o rearme fará o seu trabalho sem que tenha de se deslocar do local onde se encontra. Além disso, este conforto é especialmente importante se não estiver presente na habitação ou no local e evita uma deslocação maior.
  • Maior produtividade: especialmente no que diz respeito a equipamentos informáticos que funcionam constantemente e aos quais o diferencial com rearme permite continuar a trabalhar sem interromper a sua produtividade durante um longo período de tempo.
  • Maior segurança dos sistemas domóticos e de controlo: nas habitações ou locais que dispõem de sistemas domóticos ou de segurança (alarmes, câmaras de segurança, etc.), o papel do diferencial com rearme é fundamental para restabelecer a situação normal de fornecimento e não deixar aos malfeitores possíveis lacunas de segurança por falta de fornecimento, que podem ser difíceis de detetar por si.

Perguntas frequentes relacionadas

Como posso saber se o gás natural está a chegar à minha casa?

A primeira pergunta que se faz quando se pensa em fazer uma instalação doméstica é como saber se o gás natural está a chegar à sua casa.

O procedimento é simples e limita-se a uma simples chamada telefónica ou através do site da empresa distribuidora.

Existe um total de 11 empresas de distribuição que cobrem as diferentes zonas do país.

Operadoras que atuam sob concessão regional de gás natural:

Operadoras com licenças de distribuição local de gás natural:

  • Dianagás - Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Évora, S.A.

  • Duriensegás - Sociedade Distribuidora de Gás Natural do Douro, S.A.

  • Medigás - Sociedade Distribuidora de Gás Natural do Algarve, S.A.

  • Paxgás - Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Beja, S.A.

  • Sonorgás S.A.

Quem emite o certificado de gás?

O Certificado de Instalação de Gás deve ser emitido por um instalador de gás autorizado ou por uma empresa de instalação de gás autorizada.

Atualizado a