Recomendações e passos para mudar a tarifa da luz
Mudar a nossa tarifa da luz é um processo simples, que varia ligeiramente dependendo se decidimos continuar ou não com a nossa atual fornecedora de energia elétrica.
Se quiser continuar com a mesma empresa comercializadora de energia elétrica e for apenas uma mudança de tarifa, deve entrar em contacto diretamente com ela através dos meios que disponibiliza aos clientes e solicitar a mudança para a nova tarifa.
Se pretender mudar tanto a tarifa como a empresa, deve contactar a nova empresa para a qual pretende mudar, e esta encarregar-se-á de tudo, incluindo a rescisão do seu contrato com a anterior, assim que lhe tenha entregue a documentação necessária.
Assim, se a mudança de tarifa estiver associada a uma mudança de empresa, detalhamos a seguir os passos a seguir.
Contacte a nova empresa
Antes de mais nada, deve ter em conta que é o titular do contrato que deve solicitar a mudança de tarifa, como responsável pelo pagamento das contas.
Assim sendo, como titular, o primeiro passo é contactar a nova empresa através dos 3 canais que estas empresas costumam propor: presencialmente, online ou por telefone.
Forneça a documentação necessária para a mudança de tarifa
Esta é a documentação necessária para mudar a tarifa da luz, caso isso implique também uma mudança de comercializadora:
- Nome, apelidos e CC do titular do contrato da luz. 
- Código de Ponto de Entrega (CPE). 
- Nível de potência elétrica desejado. 
- Certificado de Instalação Elétrica. 
- Endereço exato da habitação ou local. 
- Dados da conta bancária na qual serão debitadas as contas.