Como mudar a potência contratada: custos e requisitos?

Mudar a potencia contratada

Mudar a potência contratada de energia para ajustá-la às necessidades da sua casa ou empresa é um procedimento rápido que pode ajudar a poupar na fatura da luz, desde que tenha estudado bem qual é a potência mais adequada para si.

A seguir, explicaremos tudo o que deve ter em conta antes de decidir se deve aumentar ou diminuir a potência da sua energia e se isso compensa.

A potência contratada de energia elétrica: o que é e o que significa na minha fatura

A potência contratada de energia elétrica é a quantidade máxima de energia disponível na sua instalação elétrica e que pode utilizar para ligar aparelhos simultaneamente sem que «os fusíveis saltem», ou seja, sem que a luz acabe.

Esta potência de energia é medida em kW (quilowatts) e é o principal componente do chamado termo fixo da sua conta de energia. Em cada fatura, pagamos um preço fixo por esta potência contratada em kW, custo que é independente do consumo de energia realizado.

Quanto mais potência contratada, mais pagará mensalmente na sua conta da luz. Por isso, é muito importante fazer uma estimativa ajustada às suas necessidades reais.

Quanto custa alterar a potência contratada?

Para efetuar a alteração da potência contratada de energia, a não ser que seja necessário um reforço no ramal, pode fazê-lo gratuitamente.

Como pode calcular as necessidades de potência elétrica?

O cálculo da potência de luz a contratar varia em função das características da casa ou do negócio e de três fatores principais:

  1. As dimensões do imóvel.
  2. O número de pessoas que o vão utilizar.
  3. O número de aparelhos a ligar simultaneamente.

Em geral, quanto mais pessoas vão utilizar um espaço e quanto mais aparelhos vão ser ligados ao mesmo tempo, mais potência elétrica será necessária contratar para garantir um fornecimento de luz sem interrupções.

Da mesma forma, quanto maior for o tamanho de uma habitação ou local, maiores serão as necessidades de iluminação e utilização de aparelhos elétricos.

Pode calcular a potência elétrica necessária para a sua habitação ou empresa de duas formas:

  • Consultando um eletricista para que ele faça um estudo aprofundado das suas necessidades. O profissional irá até à sua casa ou local e verificará os três aspetos mencionados anteriormente (metros quadrados do espaço, número de pessoas e número de aparelhos a ligar).

  • Fazendo o cálculo você mesmo. Para isso, deve somar a potência de luz que cada um dos eletrodomésticos da habitação necessita para funcionar, bem como os hábitos de utilização da eletricidade por parte das pessoas, para saber se existem momentos em que é necessário utilizar todos os aparelhos ao mesmo tempo.

Muitas vezes, a chave não está tanto na quantidade de energia que consome, mas sim em como e quando a consome.

Os horários de potência

Em Portugal, os clientes pode, escolher entre diferentes opções horárias, que afetam o preço a pagar consoante a hora do dia em que se vai consumir energia.

  • Tarifa Simples: o preço da eletricidade é sempre o mesmo, independentemente da hora. É uma boa escolha para quem tem um consumo estável ao longo do dia.

  • Tarifa Bi-Horária: divide o dia em dois períodos — um mais barato, chamado vazio (normalmente à noite e durante fins de semana), e outro mais caro durante o resto do dia, horas do vazio. Faz sentido para quem consegue concentrar o consumo fora das horas de maior custo.

  • Tarifa Tri-Horária: aqui o dia é dividido em três períodos — vazio (mais barato), cheias (preço intermédio) e ponta (mais caro). É uma opção interessante para quem tem flexibilidade para usar mais energia nas horas económicas, como de madrugada ou ao fim de semana.

Estes modelos estão disponíveis tanto no mercado regulado como no mercado livre, e os horários específicos podem variar de acordo com o fornecedor.

Como pode alterar a potência contratada passo a passo?

Se quiser alterar a potência que tem contratada, seja para aumentar ou reduzir, siga estes passos simples:

  1. Analise as suas necessidades reais de energia, determinando quantos equipamentos elétricos precisa de utilizar em simultâneo e qual a potência necessária para o seu funcionamento.
  2. Verifique a sua fatura para saber qual é a potência que tem atualmente.
  3. Contacte a sua comercializadora através dos canais que esta disponibiliza. Normalmente, pode fazê-lo por telefone, e-mail ou através de um formulário online.
  4. Informe a sua fornecedora se deseja aumentar ou reduzir a potência da luz e em que medida.
  5. Confirme os custos associados (direitos de acesso, extensão e ligação quando aumenta a potência; somente direitos de ligação quando a reduz).
  6. Envie a documentação necessária para concluir o processo e verifique se tudo foi enviado corretamente.
  7. Aguarde a confirmação da alteração e verifique na próxima fatura se a nova potência que solicitou está correta.

Tenha em conta que a sua comercializadora pode aconselhá-lo antes de alterar a potência, se necessário, e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante o processo. O objetivo desta alteração é que consiga ajustá-la ao máximo ao seu perfil de consumidor para evitar pagar a mais.

Quanto tempo demora para a alteração da potência elétrica entrar em vigor?

A sua empresa comercializadora tem um prazo de 5 dias para refletir a alteração da potência no seu contrato, embora geralmente o faça antes desse prazo, especialmente quando o cliente dispõe de um contador de energia digital, o que facilita as gestões à distância.

Requisitos e documentação necessária para realizar a alteração da potência da luz

Normalmente, a documentação necessária para alterar a potência contratada é a seguinte:

  • Dados identificativos do titular do contrato.

  • Endereço do ponto de fornecimento.

  • Código de ponto de entrega (CPE) que encontrará nas suas faturas. Em qualquer caso, se tiver dúvidas, pode solicitá-lo à distribuidora designada na sua zona.

  • Comunicação da potência atual e pela qual pretende alterar.

Quando deve alterar a sua potência de luz?

Para decidir se é o momento de alterar a potência da luz, além de ter feito uma análise das suas necessidades e revisto o seu consumo de eletricidade, deve prestar atenção a um elemento importante da sua instalação: o ICP ou Interruptor de Controlo de Potência.

O ICP é um dispositivo incorporado no contador de luz, que serve para cortar o fornecimento quando a potência elétrica é excedida, normalmente ao ligar uma grande quantidade de aparelhos ao mesmo tempo. O Interruptor de Controlo de Potência ajuda a proteger a instalação elétrica, evitando o sobreaquecimento e a ocorrência de curto-circuitos.

O ICP pode ajudar a detetar a necessidade de aumentar ou diminuir a potência elétrica, através de duas situações distintas:

  1. O ICP (Interruptor de Controlo de Potência) dispara frequentemente e, por isso, fica temporariamente sem luz até o reiniciar.
  2. O ICP (Interruptor de Controlo de Potência) nunca disparou.

Se o Interruptor de Controlo de Potência disparar frequentemente, é um indício claro de que a potência contratada é insuficiente para as necessidades reais da sua casa ou empresa e que provavelmente terá de aumentá-la.

No segundo caso, se nunca excedeu a sua potência de luz e o ICP não teve de intervir, pode ser um sinal de que a sua potência contratada está bem ajustada ou que até poderia ser reduzida em algum momento.

Perguntas frequentes relacionadas

Quanto tempo demora a mudança de fornecedor de eletricidade?

A mudança de fornecedor de eletricidade pode demorar até 30 dias, a partir do momento em que entregar ao seu novo fornecedor de eletricidade toda a documentação necessária.

O tempo máximo legal que pode esperar para mudar de fornecedor de eletricidade é de 20 dias úteis. Lembre-se também que, no período de tempo entre a rescisão e a mudança de fornecedor, é provável que receba uma fatura final do seu anterior fornecedor pelos dias em que esta prestou o serviço até à mudança para a nova companhia.

Posso contratar duas potências diferentes?

Sim, pode contratar duas potências para a luz, em função de três períodos horários: o período de vazio, de ponta e de cheias. Sendo o primeiro período, o mais barato e o de ponta o mais caro. Recomenda-se a contratação de uma potência mais baixa para as horas mais caras e de um aumento de potência para as horas mais baratas.

Quanto custa mudar a potência da eletricidade?

Desde que a instalação em causa esteja adaptada à potência que pretende contratar, a alteração da potência não implica custos.

Assim, os únicos custos que podem surgir serão os custos de obras na eventual possibilidade de destas serem necessárias.

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