Como ler um contador da luz digital e analógico passo a passo?

​​Tudo sobre a leitura do contador de luz, o dispositivo responsável pelo registo do consumo de eletricidade da sua casa ou empresa.

Tem um contador digital ou inteligente na sua casa e sabe como funciona?

Saiba como funcionam os contadores da luz, quanto custam e quem deve ler o seu consumo de eletricidade, entre outros aspetos de interesse.

Leitura do contador da luz, o que é?

Leitura do contador da luz

O contador da luz é o aparelho responsável pela contagem do consumo de eletricidade da sua instalação durante um determinado período de tempo. O contador da luz ou contador de watt-hora, é um aparelho geralmente calibrado para medir a eletricidade em quilowatts-hora (kWh).

Com base nos dados de consumo de eletricidade registados pelo contador da luz, a sua empresa de serviços públicos calcula o montante da parte do consumo da sua fatura, de acordo com as tarifas que lhe são aplicáveis.

Quanto mais eletricidade tiver consumido, mais elevada será esta parte variável da fatura de eletricidade, que é medida pelo contador, pelo que é fundamental obter uma leitura correta para pagar o seu consumo real de energia.

O que é a leitura estimada do contador da luz?

A leitura estimada do contador da luz é um cálculo que a companhia de eletricidade faz do seu consumo num determinado período de faturação quando, por várias razões (contador antigo não gerido à distância, problemas técnicos no contador digital, etc.), não pode aceder à leitura real do seu contador.

É calculado com base no seu historial de consumo ou, na sua falta, se não existirem dados suficientes para tal, pode basear-se numa previsão do consumo habitual em casas com as suas caraterísticas.

Tipos de contadores da luz

Existem contadores da luz analógicos e digitais, mas estes últimos são os que estão instalados em Portugal desde 2016, com o objetivo de permitir a aplicação de tarifas de eletricidade por períodos de tempo, algo que não podia ser feito com os antigos contadores analógicos.

Estes contadores estão a ser instalados em todo o território nacional, como parte da missão de promover a transição energética em Portugal e incentivar um consumo energético mais consciente. Projeto este Impulsionado pela União Europeia.

Diferenças entre contadores da luz analógicos e digitais

Para além da possibilidade de os contadores digitais lerem o consumo de eletricidade de hora a hora (algo que os contadores analógicos não conseguem fazer) há outras diferenças importantes entre os dois tipos de aparelhos:

  1. Leitura mais fina do contador. Os contadores digitais são capazes de ler o consumo de eletricidade à hora, o que permite a aplicação de tarifas com discriminação horária, tanto no mercado regulado como no mercado livre.
  2. Leituras à distância. O contador digital da luz permite efetuar leituras à distância, sem a intervenção de um técnico que tenha de se deslocar a casa, com todos os inconvenientes que isso implica.
  3. Consumo real de eletricidade. A leitura do consumo de eletricidade é muito mais próxima da realidade, evitando a estimativa de consumo e a falsificação de dados dos contadores analógicos, que eram facilmente manipulados.
  4. Localização do contador. Os contadores analógicos são normalmente instalados na sala de contadores do edifício ou das instalações, enquanto os contadores digitais podem ser instalados no interior do edifício do cliente.
  5. Gestão e serviço mais avançados. Os contadores digitais, nomeadamente os contadores inteligentes, permitem-lhe gerir à distância diferentes aspetos do seu fornecimento de eletricidade, como as mudanças de potência, a deteção rápida de avarias, etc., bem como obter informações detalhadas sobre o seu consumo de eletricidade, a que pode aceder a partir da página da sua empresa.

Como ler um contador digital da luz, passo a passo?

Com um contador digital da luz, o consumo de eletricidade pode ser visualizado no visor do aparelho, premindo o botão lateral para percorrer os vários dados e funções.

Nas instruções que se seguem, vamos navegar pelo ecrã ou visor digital. Tenha em atenção que podem existir algumas alterações específicas, dependendo do modelo de fotómetro que possui.

Vejamos como proceder em função do tipo de tarifa de eletricidade que tem contratada.

Leitura do contador digital da luz sem tarifas discriminadas no tempo

Normalmente, quando o visor do seu contador está em modo de espera, os valores atuais do contador são apresentados automaticamente.

Para saber o total de quilowatts consumidos durante um determinado período num contador digital da luz sem discriminação horária, siga estes 3 passos simples:

  1. Prima continuamente o botão até aparecer no visor o menu do modo de leitura.
  2. Procure o código 1.18.0 no lado esquerdo do ecrã, fazendo pressões curtas que lhe permitam navegar dentro do mesmo menu (pressões longas de mais de 3 segundos permitem-lhe aceder ao conteúdo dessa categoria).
  3. Quando a encontrar, prima continuamente para descobrir o número de kW totais consumidos que aparecerá no lado direito do ecrã, se não tiver aparecido automaticamente.

Para o ajudar a compreender exatamente a que se refere este número, mostramos-lhe a repartição abaixo:

  • 1. Indique o contrato a partir do qual vai efetuar a leitura. Lembre-se que pode ter mais do que um contrato de eletricidade em casa no caso de, por exemplo, ter dois espaços distintos e utilizar cada um deles para um fim específico (casa e oficina, por exemplo).

  • 18. Corresponde à energia ativa ou consumida. Podem aparecer outros números, como 28 (energia gerada), ou 16 (energia máxima exigida), entre outros dígitos.

  • 0. Anuncia o período de energia, sendo 0 o total.

Leitura do contador digital da luz com discriminação horária

Se tiver contratado uma tarifa com discriminação horária e quiser saber o seu consumo, tem de fazer praticamente o mesmo que no caso anterior, mas recolhendo os dados dos diferentes períodos de consumo.

Tome nota dos passos a seguir:

  1. Aceda ao modo de leitura do seu contador digital e percorra o menu com toques curtos.

  2. Procure o código 1.18.1. Este é o seu consumo no período de ponta, ou seja, o período mais caro.

  3. Continue para o código 1.18.2. Traduz o consumo no período de vazio.

  4. Refere-se ao consumo nas horas mais económicas, que estão incluídas no período de vazio.

Embora seja verdade que, tal como no exemplo anterior para uma tarifa sem discriminação horária, pode aceder ao seu consumo total pesquisando o código 1.18.0 (mostra a soma de todos os períodos), saber quanta energia necessita em cada período permitir-lhe-á otimizar o seu consumo.

Por exemplo, saber quanta energia está a consumir em cada período permite-lhe programar a utilização dos seus aparelhos para as horas de vazio em vez das horas de ponta, aumentando a poupança na sua fatura de eletricidade.

Se os seus equipamentos não puderem ser programados, lembre-se que pode considerar a instalação de tomadas inteligentes que pode gerir à distância, ligando-as ao sinal wifi da sua casa ou empresa.

Como se faz a leitura de um contador da luz com tarifas superiores a 15 kW?

As tarifas com potência contratada superior a 15 kW, normalmente utilizadas por grandes consumidores, como empresas, indústrias, comunidades de vizinhos, ou também por particulares que cumpram os requisitos.

Para ler um contador da luz com este tipo de tarifa, a tarefa é complicada, pois está segmentado em 6 períodos horários, tanto de energia como de potência, com variações sazonais no preço e sujeito a distinções geográficas.

Assim sendo, terá de pesquisar como indicámos há algumas linhas atrás:

  • Os 6 períodos de energia ativa expressos em kWh (quilowatts-hora): 1.18.1, 1.18.2, 1.18.3, 1.18.4, 1.18.5, 1.18.6.

  • Os 6 períodos de potência reativa expressos em kVArh (kilovolt-reativo ampere-hora) aos quais o código 58 corresponde após o primeiro 1: 1.58.1, 1.58.2, 1.58.3, 1.58.4, 1.58.5, 1.58.6.

  • Os 6 valores da potência máxima exigida (ou maximeter, a que corresponde o código 16): 1.16.1, 1.16.2, 1.16.3, 1.16.4, 1.16.5, 1.16.6.

Em todos eles, o “0” marcará o total dos valores da seguinte forma:

  • Energia ativa total: 1.18.0.

  • Energia reativa total: 1.58.0.

  • Valor total do contador máximo: 1.16.0.

Como ler um contador da luz analógico ou antigo?

A leitura de um contador da luz analógico é muito simples: basta olhar para o número que aparece no mostrador e anotá-lo. Após decorrido o tempo estabelecido, terá de anotar novamente os novos dados do contador. Para calcular os quilowatts-hora (kWh) que consumiu durante esse período, basta subtrair o valor anterior à última medição.

Se multiplicar o número de kWh obtido pelo preço do kWh que contratou e adicionar todos os acréscimos (aluguer do contador, seguros, impostos, portagens, etc.), poderá calcular a sua fatura de eletricidade.

Antes da migração para os contadores inteligentes digitais, os técnicos das companhias de eletricidade não tinham outra alternativa senão percorrer todas as casas e instalações, uma a uma, para ler o consumo dos contadores.

No entanto, com os contadores inteligentes digitais, essa leitura é feita automaticamente e à distância, através de um sistema de telecontagem que envia os dados diretamente para a sua companhia de eletricidade.

Problemas comuns na leitura de contadores da luz

Conhecer os problemas mais comuns relacionados com a leitura do contador da luz vai permitir-lhe encontrar a melhor solução.

Assim, se verificar que as leituras que aparecem na sua fatura e as leituras que tirou do seu contador da luz não coincidem, pode ser devido ao seguinte:

  1. A companhia está a fazer leituras estimadas e não reais.
  2. Mau funcionamento do contador que não regista corretamente o consumo.
  3. Leitura incorreta por parte do consumidor.

Em qualquer dos casos, recomendamos que contacte o seu fornecedor de energia e o informe dos problemas detetados, para que este possa avaliar a situação.

No caso de o problema não estar relacionado com a faturação propriamente dita, mas sim com o contador que apresenta mensagens de erro ou não funciona, cabe ao distribuidor intervir nestas circunstâncias.

Quem lê os contadores da luz?

A empresa de distribuição, ou seja, a empresa responsável por fazer chegar a eletricidade, a sua casa, é responsável pela leitura do contador e pelo envio desses dados à empresa fornecedora de eletricidade (com a qual tem um contrato), que elaborará a fatura com base nesses dados.

A periodicidade da leitura do contador pode ser mensal ou trimestral, consoante o tipo de contador. Com os contadores analógicos, que, como já explicámos, já não são utilizados, a leitura é feita de três em três meses; se o contador for digital, a leitura é geralmente mensal.

Se tiver um contador de eletricidade digital com telegestão ativada, a leitura dos dados é automatizada, no entanto, em algumas situações continua a ser necessário fazer a leitura manualmente, por exemplo:

  • Se ainda tiver um contador analógico, portanto sem a possibilidade de telegestão.

  • Se a empresa não puder efetuar a leitura automaticamente por algum motivo.

Em qualquer caso, a empresa de distribuição de cada zona é responsável pela leitura do seu contador. Se, por qualquer razão, a empresa de distribuição não conseguir efetuar a leitura do contador, emitirá uma fatura estimada, cujo montante será calculado a partir do seu consumo anterior de eletricidade.

Publicado em