De onde vem o gás de cozinha?
O ponto de origem do gás no fogão depende diretamente do tipo de gás utilizado no abastecimento do fogão.
Independentemente do facto de existirem mais, os 4 combustíveis mais comuns utilizados no abastecimento deste eletrodoméstico de linha branca são:
Gás natural. O ponto de origem do gás natural antes de chegar à sua cozinha são os gasodutos.
Gás propano. Este tipo de gás pode chegar à sua casa de 3 formas diferentes. São elas: canalizado a partir de um depósito central encarregado de abastecer vários edifícios de habitação ou propriedades através de tubagens, a granel a partir do seu próprio depósito de propano (esta opção é muito comum nas habitações unifamiliares), engarrafado em garrafas de diferentes capacidades (de 11 quilogramas ideal para vivendas unifamiliares ou apartamentos de baixo consumo e de 35 quilogramas para habitações de alto consumo ou para empresas).
Gás butano. O butano comercial é engarrafado nas conhecidas garrafas que contêm uma mistura de butano, propano, isobutano e etano. De facto, estas garrafas têm até a sua própria designação de cor “cor de butano”.
GPL ou gás de petróleo liquefeito. O GPL pode ser fornecido à sua cozinha a partir de garrafas, de reservatórios fixos ou de redes de distribuição criadas para o efeito.